O Suicídio Varia com as Estações do Ano

Além das doenças mentais, que são as grandes correlatas dos suicídios, há variáveis externas que também se correlacionam com o fenômeno.
Houve pesquisas em muitos países que demonstraram que o suicídio, sobretudo o suicídio violento, é um fenômeno sazonal, varia com as estações do ano.
Há uma crença generalizada - totalmente errada - dentro de uma crença certa. A certa é que o suicídio varia com a estação; a errada é que as taxas de suicídio são mais altas no inverno, sobretudo nos países nórdicos. É o contrário.
No estudo que deu origem à tabela que usei, em três períodos de vários anos, os meses com taxas mais altas foram abril, maio, junho e julho. O fim da primavera e o verão. Os mais meses com taxas mais baixas tendem a ser os do inverno - frio e escuro...
Vários estudos demonstraram que os suicídios violentos respondem mais às estações do ano do que os não-violentos. E acontecem mais na primavera e no verão.
Há muitas explicações que remetem a fatores sociais e interpessoais, mas que são mediados por outros fatores, sobretudo de expectativas não realizadas.
O número de pessoas que chegam a pensar em suicídio é muito maior do que o número das que tentam que, por sua vez, é muito maior do que as que se matam. Felizmente, porque entre as que escapam há um número muito grande que supera as dificuldades, muitas das quais de momento, e voltam a curtir a vida e ser felizes.

Comentários

Postagens mais visitadas