As vítimas ocultas do suicídio


As conseqüências do suicídio vão alem do que suspeitamos. As pessoas envolvidas emocionalmente com os suicidas sofrem muito. Recentemente, li uma declaração extremamente humana de Denise Frossard, candidata ao governo do Rio de Janeiro, cuja mãe se suicidou. Foi o episódio que mais marcou a vida desta excelente pessoa. Por trás dos olhos duros da juíza que colocou os bicheiros na cadeia se percebia ainda a dor da menina que nunca parou de sofrer as conseqüências do suicídio da mãe.

Fizemos uma pesquisa na área metropolitana do Rio de Janeiro sobre as vitimas ocultas da violência.

Em muitos casos, há conseqüências que permanecem durante muitos anos, inclusive perda de sono, perda de entusiasmo, depressão, flashbacks (rever cenas vinculadas à tragédia), anestesia emocional e muitas outras conseqüências.

Juntamente com Dayse Miranda e Doriam Borges, escrevi um livro que está em vias de publicação pela Editora Record, chamado As Vítimas Ocultas, que deverá ser distribuído em princípios do ano entrante. Incluirei neste blog algumas analises especificas sobre o suicídio na medida em que o tempo permitir.

Comentários

Postagens mais visitadas