O consumo de psico-ativos aumenta a probabilidade de suicídio





O consumo de psico-ativos e a probabilidade de suicídio

Tanskanen A.; Tuomilehto J.; Viinamaki H.; Vartiainen E.; Lehtonen J.; Puska P. “Joint heavy use of alcohol, cigarettes and coffee and the risk of suicide” Addiction Volume 95, Issue 11, 2000, págs 1699-1704.

Department of Psychiatry, University of Kuopio, Finland.

Trata-se de pesquisa com um grande número de participantes, 36.689 adultos, que participaram em surveys populacionais de 1972 e 1992. A mortalidade desse grupo foi codificada durante 14,4 anos, durante os quais houve 169 suicídios. Os autores estavam interessados no efeito de substâncias psico-ativas (álcool, cigarro e café) sobre o suicídio. Os critérios para definir os “grandes usuários” foram: bebidas alcoólicas (>120 g/semana), cigarros (21/dia) e café (sete xícaras/dia).

Pelas definições operacionais usadas, metade dos homens e vinte por cento das mulheres eram grandes usuários de, pelo menos, uma substância. Um de cada três homens e uma de cada cinco mulheres usava muito uma das substâncias. Nove por cento eram grandes usuários de duas substâncias e um por centro das três.

O uso “pesado” de psico-ativos se relaciona com a probabilidade de suicídio?

Parece que sim. Entre os que usavam pesado uma substância, o risco relativo (tomando por base os demais) era 1,55 (95% IC = 1,10, 2,18). Isso significa 55% mais alto. Os que usavam pesado duas substâncias tinham um risco relativo ainda maior: 2.22 (95% IC = 1,37, 3,61). Isso significa que o risco era mais do dobro (2,22) do risco dos que não eram grandes usuários de qualquer substância. Entre os que eram grandes usuários das três substâncias, era ainda pior: 3,99 (95% CI = 1,80, 8,84).

A interação entre uso de substâncias psico-ativas e problemas mentais e sociais tem sido documentada. O problema ainda não resolvido é qual o efeito independente do uso de psico-ativos, controlando fatores psicológicos e sociais. Em laboratórios o alto consumo de psico-ativos causa danos, alguns permanentes.

Comentários

Postagens mais visitadas