Lítio, doenças mentais e suicídios


A relação entre doenças mentais e suicídios está mais do que estabelecida. Significa que várias doenças mentais aumentam o risco de suicídio. Algumas são/eram tratadas com lítio. O efeito benéfico do tratamento sobre o risco de suicídio foi mostrado muitas vezes. Diminuiu o risco. Na pesquisa de Bauer, zerou o risco durante dois anos e meio; outras pesquisas mostram reduções fortes do risco, mas não a redução a zero.



  • Tanto a constatação de que as doenças mentais aumentam o risco, quanto de que o tratamento dessas doenças reduz o risco, tem implicações importantes: quando estamos mal, julgamos que o problema é nosso, pessoal, individual, mas não é.
  • Os dados mostram que vários problemas são comuns a centenas de milhões de pessoas, mas nós os percebemos como nossos e só nossos, de mais ninguém. Essas centenas de milhões de pessoas podem ser tratadas e recuperar a alegria de viver.
  • O lítio, com receita e dosagem corretas dadas por um psiquiatra atualizado e competente, é uma das maneiras de reduzir o problema e o risco, de recuperar a alegria de viver, de encontrar funções lindas para nossas vidas.
  • Por favor, não se auto-medique. É uma fonte constante de erros, de disfunções, temporárias e permanentes. Busque tratamento que a gente melhora sim.

Comentários

Postagens mais visitadas