Alcoolismo e suicídio

BEBE? VEJA O QUE ACONTECE COM O SEU FÍGADO.

Primeiro, um fígado bonito, lisinho, sem gorduras, normal. Numa teórica escala de anormalidade, o fígado de uma pessoa que acumulou gordura durante anos viria depois, com o fígado de um alcólatra no fim da escala.
Há uma relação estatística direta entre o consumo de álcool e a taxa de suicídio. Essa relação se demonstra de várias maneiras que não deixam lugar a dúvidas:


  • quando existe uma política de contenção do consumo de álcool, como foi o caso de Gorbachev na antiga União Soviética, os suicídios decaem;
  • os efeitos da política de Gorbachev não se fizeram sentir em uma das repúblicas soviéticas, mas em muitas;
  • a política afetou, também, subdivisões da população - homens e mulheres, diferentes grupos etários, casados e solteiros etc;
  • quando a política é abandonada, os suicídios (e homicídios e acidentes) voltam a aumentar;
  • quando temos estudos prospectivos, e há muitos, as taxas de suicídio entre pessoas que se alcoolizavam é muito mais alta do que entre as que não se alcoolizavam.



Porém, a relação entre alcoolismo e suicídio pode passar por doenças, inclusive pela cirrose hepática. Nosso conceito de suicídio requer intencionalidade - não podem ser acidentais ou causados por outro sem o consentimento. Porém, não há uma certeza em muitas tentativas de suicídio, há mudanças no risco de morrer. Dependendo das circunstâncias, pouquíssimos escapam ou a grande maioria escapa. Usualmente, o tempo também é um dos definidores do suicídio: o suicídio é definido como um ato e não como um processo que inclui dezenas, centenas ou milhares de atos de anos que podem levar anos para matar.
Assim, o alcoolismo, além de se correlacionar diretamente com suicídios, acidentes e homicídios, se correlaciona com muitas mortes por doenças a médio e longo prazo. Dependendo do grau de consciência que o alcoólatra tenha das conseqüências do seu vício, podemos considerá-lo como uma forma particular de suicídio.


Para informações detalhadas a respeito de temas relacionados, clique nos posters abaixo:
Notícia triste
http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2007/01/notcia-triste.html
Armas de fogo e suicídios de jovens
http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2006/11/armas-de-fogo-e-suicdios-de-jovens.html
Suicídios em Pinar del Rio, Cuba
http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2006/11/suicdios-em-pinar-del-rio-cuba.html
Suicídios em Matanzas, Cuba
http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2006/11/suicdios-em-matanzas-cuba.html
Alcoolismo e suicídio
http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2006/10/alcoolismo-e-suicdio.html
Psicose de origem alcoólica e suicídio
http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2006/10/psicose-de-origem-alcolica-e-suicdio.html

Comentários

Postagens mais visitadas