As relações entre colesterol no serum e suicídios

A relação está clara, mas a explicação não. Como o colesterol no serum sanguíneo aumenta o risco de suicídios violentos?
No gráfico, a linha de cima, em vermelho, representa os suicídios violentos, ao passo que a de baixo, em amarelo, representa os não violentos.
Há quatro "grupos de colesterol": o mais baixo é o da esquerda. Vemos que a linha de baixo, amarela, relativa aos suicídios não violentos, não muda significativamente com a taxa de colesterol (indo da esquerda para a direita do gráfico). Porém, a linha de cima, vermelha, relativa ao risco de suicídios violentos sobe do primeiro nível ao segundo; muda pouco do segundo ao terceiro e aumenta novamente do terceiro para o quarto.
  • Infelizmente, com freqüência, na análise dos suicídios os analistas se esquecem de que o corpo humano existe e leva consigo sua bioquímica e sua biofísica, com conseqüências para o comportamento. Não dá para deixar nada de fora. Não há disciplina, ciência ou pseudo-ciência que, isoladamente, explique muito do suicídio. A integração de diferentes áreas do conhecimento é necessária para a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e para a melhoria.

Comentários

Postagens mais visitadas