Os Suicídios Variam com a Estação do Ano

Os suicídios não se distribuem igualmente ao longo de ano: tendem a se concentrar em alguns meses e algumas estações. Porém, há indicações de que nem todos os suicídios seguem essas flutuações e de que apenas os suicídios violentos flutuam muito. São muitos os pesquisadores que, mundo afora, estudam esse fenômeno.

  • Maes e associados, por exemplo, se perguntaram se os suicídios violentos e não-violentos, assim como os homicídios, estavam relacionados com fenômenos atmosféricos ou magnéticos na Bélgica. Tomaram as semanas como unidades temporais de análise durante o período de 1979 a 1987. Analisaram todos os suicídios e os homicídios e dados físicos: temperatura do ambiente; a humidade relativa; a pressão atmosférica; número de horas de sol e a chuva por dia, a velocidade do vento e o índice geomagnético. Os suicídios violentos se correlacionavam positiva e significativamente com a temperatura ambiental, o número de horas de luz solar, aumentos na temperatura nas semanas imediatamente anteriores e negativamente relacionado com a humidade relativa. É o que se esperaria de suicídios ocorridos na primavera e no verão.

As taxas de suicídio nãoviolento e de homicídios não estavam relacionadas com as variáveis ambientais. Os autores concluíram que os suicídios violentos parecem estar relacionados com variações de curta duração no tempo, particularmente com a temperatura, e que os seus rítmos anuais estão em sincronia com os rítmos anuais na temperatura e na duração da luz/escuridão[1].

  • As variações estacionais na Noruega foram pesquisadas por Morken e Linaker. A Noruega ocupa posição extrema no mapa, entre 58° e 72°N, o que significa variações consideráveis no número de horas com luz solar[2]. Os autores usaram os meses como unidade de análise e relacionaram os incidentes violentos que chegaram às estatísticas públicas, ocorridos de 1991 a 1997. Fizeram isso para a população total de 4 milhões 450 mil habitantes e, também, para cada uma de sete cidades que estão em latitudes diferentes. O total de 82,537 incidentes de violência foi analisado. Houve variações substanciais nas médias diárias, de um mínimo de 28,7 em março e um máximo de 35,1 em junho. A variação no tempo apresentou dois picos: um em maio/junho e outro em outubro e novembro. A frequência mensal de violência se correlacionava com a mudança no número absoluto na duração do dia do mes anterior para o mes em questão. Nas sete cidades, a razão mensal de observados/esperados aumentava com a latitude nas sete cidades. Nas latitudes mais altas, os meses com o maior aumento na violência fora na primavera e no outono. A conclusão dos autores: há um claro padrão de variação estacional na frequência da violência que varia com a latitude. Os autores nos lembram que esse padrão estacional é semelhante ao encontrado no estudo de certas formas de suicídio, de hospitalização por desordens afetivas, “mood disorders” e a taxa de atividade das pessoas.


[1] Maes M.; De Meyer F.; Thompson P.; Peeters D.; Cosyns P. “Synchronized Annual Rhythms in Violent Suicide Rate, Ambient Temperature and the Light-Dark Span”. Acta Psychiatrica Scandinavica, Volume 90, Issue 5, 1994, págs 391-396.

[2] Morken G.; Linaker O.M.Seasonal variation of violence in NorwayAmerican Journal of Psychiatry, Volume 157, Issue 10, 2000, Pages 1674-1678.

Comentários

Postagens mais visitadas