Alto colesterol e risco de suicídio violento

Confirmando, pesquisadores finlandeses descobriram que altas taxas de colesterol no serum sanguíneo se correlacionam com alto risco de suicídios violentos. Pelos dados, cresce o risco de suicídios violentos, mas não cresce o de não violentos.

Usualmente, nós, leigos, pensamos o colesterol como algo que flutua no sangue. Recentemente, o conhecimento de que ele, de alguma maneira, gruda ou entra na parede das artérias chegou a nós. Sabemos que há uma relação entre alto colesterol e problemas cardio-vasculares. Mas, suicídio???? E só os suicídios violentos???

Passam, pela minha cabeça, duas explicações: a primeira é o que o colesterol faz com o cérebro, com glândulas etc. Não sei. Não obstante, vejam alguma informação sobre o colesterol e sobre os xantomas. E como será que isso afeta humor, depressão, como a gente "se sente". A segunda é um efeito indireto: pessoas gordas tendem a ter colesterol mais alto e ser menos consideradas do ponto de vista estético. A dieta, que afeta o colesterol, também afeta o humor...

Estou chutando. É dificil saber que há uma relação estatisticamente significativa, a encontrada pelos pesquisadores finlandeses, e não encontrar explicação. Talvez alguém possa ajudar e enviar uma explicação e as referências.

Comentários

Postagens mais visitadas