Buscar tratamento para doenças mentais causa vergonha...e muitas pessoas acabam se matando

Uma percentagem muito alta das pessoas deprimidas não se trata, não busca ajuda. Por que será? O tratamento da depressão é importante para a qualidade da vida do paciente e para a própria vida do paciente. A depressão aumenta muito o risco de suicídio mas, felizmente, a grande maioria dos deprimidos não comete suicídio. Não obstante, a depressão é difícil de tratar porque tanto o paciente quanto seus amigos e familiares colocam obstáculos ao tratamento.

    Muitas pessoas não lidam bem com emoções nem com intimidade. Há níveis de intimidade e muitas pessoas só conhecem os níveis mais baixos, de intimidade mínima. Essa generalização se aplica tanto aos que enfrentam uma depressão quanto aos que os que enfrentam depressões lidam diariamente. Não sabem o que fazer. Para isso há terapeutas, ainda que, entre os terapeutas existam incompetentes, mal-treinados e fanáticos por essa ou aquela teoria, complicando a vida do paciente. No conjunto, temos ampla evidência que mostram que terapias e remédios, juntos, melhoram muito a qualidade da vida da grande maioria dos deprimidos que levam o tratamento em sério.

    Muitos pacientes lidam mal com suas emoções, não sabem o que fazer e, mesmo quando sabem, não conseguem fazer o que devem fazer. A maioria empurra tudo com a barriga. A própria depressão - e seus sintomas - desânimo, dor, desesperança, assim como fobias e obsessões podem ter um efeito imobilizante. Fica difícil "sair" do ciclo vicioso. As vezes, amigos e familiares contribuem para aumentar as dificuldades. Quase todos se sentem mal, uns mais outros menos, lidando com pessoas seriamente deprimidas porque não sabem o que fazer, o que dizer, mesmo quando a pessoa deprimida é um filho ou uma filha.

    A maioria das pessoas tem dificuldade em aceitar a depressão como uma doença séria que não precisa ser "justificada"; muitos somente "aceitam" que alguém fique deprimido em casos de divórcios ou mortes na família. As crenças sobre a depressão podem ser erradas e prejudicar o paciente. Alguns acham que a depressão revela uma "fraqueza"  do paciente, pouquíssimos sabem que ela pode acompanhar desordens físicas, desequilíbrios químicos ou até alguns remédios e deficiências na alimentação. Muitos acham que a depressão é "frescura" e poucos sabem que é uma doença física que é tratável. Afinal, ela não existe no espaço externo, mas dentro das pessoas.

    Há coisas desaconselháveis para dizer a um paciente, como "isso não é sério, vai passar"; "aguenta firme" etc. Não é conveniente "desqualificar" a doença, ainda que não se deva estimular um possível "culto da depressão".

    O tratamento da depressão deve ser uma atividade coletiva, que mobilize amigos e familiares do paciente. Necessitamos mudar o imaginário popular a respeito de doenças mentais e de terapia. São mudanças críticas porque, com elas, salvaremos muitas vidas.


Para acessar outras páginas sobre a relação entre depressão e suicídio, clique sobre o(s) título(s):
O risco de suicídio, segundo Satcher
Suicídios e seus momentos mais prováveis
A ansiedade prejudica o tratamento da depressão entre idosos
O risco de suicídio
Tal mãe, tal filho?
Participação em atividades religiosas e suicídio
Satisfação com a vida e suicídio

Muitas páginas com informações sobre depressão podem ser encontradas nesse blog.

Comentários

Anônimo disse…
Ola Glaucio, não li nada ainda farei isso mais tarde estou pesquisando para uma aula que vou dar sabado, mas adorei ter encontrado teu site pois tenho lidado com isto na clinica, sou psicóloga. voltamos a falar abraço
Gisele

Postagens mais visitadas