Exercício, depressão e a formação de novas células no cérebro

Acabo de receber de Medical Research News, de 1-Jul-2007, o artigo "Exercise stimulates the production of new brain cells". Astrid Bjornebekk do Karolinska Institutet demonstrou que o exercício estimula a formação de novas células no cérebro.  Esse seria o elo com várias pesquisas anteriores que demonstraram que o exercício tem um efeito semelhante aos anti-depressivos no combate à depressão. A pesquisadora buscou quais os mecanismos biológicos que explicariam porque o exercício é uma terapia eficiente contra a depressão.

Estudos anteriores demonstraram que os usuários de drogas têm baixos níveis de um receptor no cérebro, a Dopamina D2. Muitos apresentaram a hipótese de que essa seria a explicação para as pesadas depressões que acometem muitos usuários de drogas. O estresse também baixa o nível de dopamina D2.


Esse seria um processo interativo no qual o exercício interagiria beneficamente com o tratamento com base em remédios, aumentando o seu benefício.



Tese: "On antidepressant effects of running and SSRI: Focus on hippocampus and striatal dopamine pathways", Department of Neuroscience, Karolinska Institutet.

http://www.ki.se/

Comentários

Postagens mais visitadas