Suicídios e seus momentos mais prováveis

Há leitores que encontram esse blog porque buscam como se suicidar. Outros porque alguém, próximo ou não, se suicidou, tentou o suicídio ou ameaçou se suicidar. Como este é um blog sobre pesquisa e prevenção, os aspectos acadêmicos são enfatizados.


Para entender o nosso próprio comportamento acho o conceito de "janela" útil. "Janela"????? É, janela mesmo. As emoções não duram para sempre. Sabemos que os homicídios domésticos tem janelas, períodos durante os quais a periculosidade de um ou ambos cônjuges aumenta muito. Por exemplo, depois de que se descobre uma infidelidade; ou depois de que um dos cônjuges é despedido, ou, ainda, depois de uma separação. Muitos homicídios do tipo "marido mata mulher" acontecem no fim da relação, quando estão se separaram, ou se separaram há pouco. E cadê a janela? A janela dura até que "a vida" afaste a idéia, até que a relação fique cada vez menor e menos significativa. É uma desses fenômenos violentos que se não acontecem nos dois primeiros anos dificilmente acontecem depois. Claro que há fatores que influenciam a janela. Morar perto, ver o (a) "ex" constantemente etc alonga a janela; morar longe, em outra cidade ou bairro, não ter comunicação, reduz a janela. Infelizmente, poucas pessoas têm sabedoria enquanto a dor e os conflitos estão acontecendo. A sabedoria consiste em saber que aquilo termina, passa, e em se comportar de acordo com esse saber. A sabedoria consiste em não absolutizar o conflito, o ciúme, a dor, a raiva etc.  Eu, olhando minha vida, vejo momentos de profunda tristeza após relações que acabaram ou que nunca começaram, mas tenho que me esforçar para lembrar desse, daquele, daquele outro... Porém, enquanto vivia a experiência, parecia desastre permamente, eterno.


O suicídio também tem "janela", particularmente os associados com uma doença mental como a bipolaridade. Quando a gente está no fundo do poço e acha que não tem saída, a janela está aberta. Muitos suicídios são oportunistas: uma das situações mais comuns é a que a janela acontece e há uma arma de fogo em casa. As janelas da bipolaridade podem ser curtas, médias ou longas, e a disponibilidade de armas em casa pode fazer a diferença. Muitas pessoas morreram porque não sabiam disso e porque as pessoas relevantes ao redor delas também não sabiam.

As janelas acabam. Os problemas acabam ou, no mínimo, mudam. Todos temos uma longa lista de problemas - e de gratificações também.  Eu também já estive lá no fundo, sem querer comer nada, nem ao menos levantar da cama e tomar banho. Mas acabou. Passou. Doeu muito, mas passou e estou aqui dizendo que, se quizermos, encontraremos muitas e boas razões para viver.Uma delas é fazer o bem. Ser voluntário, ajudar alguém ou uma boa obra, todas essas ações ajudam.

 

Abaixo uma série de páginas deste blog com temas relacionados:
risco
Influência materna
Abuso, religião e tentativas de suicídio
Participação em atividades religiosas e suicídio
Alunos e orientados bipolares
Meditação, estresse e suicídio
Satisfação com a vida e suicídio
O outro lado da solidão
"Necrópsia psicológica e suicídio
Ansiedade


 






Para outras páginas sobre bipolaridade e outras doenças mentais e suicídio, clique em cima:
O risco de suicídio, segundo Satcher
Suicídios e seus momentos mais prováveis
Porque estudar o suicídio
Notícia triste
Necrópsia psicológica, doença mental e suicídio
Um testemunho
Alunos e orientados bipolares

Comentários

Postagens mais visitadas