O porquê da Lei Sêca : uma pesquisa na Finlândia



Philippe Lunetta, Antti Penttilä, Seppa Sarna, todos do Department of Forensic Medicine (PL, AP) e do Department of Public Health (SS), University of Helsinki, Finland (2001), "The Role of Alcohol in Accident and Violent Deaths in Finland" Alcoholism: Clinical and Experimental Research 25 (11), 1654–1661 estudaram a relação entre o consumo de álcool e as mortes violentas na Finlândia. É um de muitos estudos com resultados semelhantes. Considerações e conclusões:

• A Finlândia é um país exemplarmente organizado. As altas taxas de necrópsia forense e de toxicologia postmortem proporcionam um database confiável sobre o impacto do álcool sobre as mortes violentas.
• Os autores usaram dados de população e de mortalidade de 1987 a 1996. Durante esse período, mais de dez mil das 45 mil mortes violentas estavam associadas a um resultado positivo no exame toxicológico de álcool. Na faixa de 15 a 64 anos, 29% dos acidentes, 31% dos suicídios e 55% dos homicídios estavam relacionados com o consumo de álcool. Em jovens adultos, o consumo de álcool é o principal fator que contribui para a morte violenta.
• A linha dura ao excesso do álcool e das drogas adotada na Finlândia em relação ao alcoolismo e às drogas não é arbitrária. Há muitas pesquisas que demonstram que ela salva vidas.



• E no Brasil, quais são os dados?
• Não sabemos.

Precisamos equipar nossos mestres e doutores para pesquisar os problemas do país e proporcionar conhecimento para a implementação de políticas públicas inteligentes.
Pesquisa Já!

Comentários

Postagens mais visitadas