Taxas internacionais de suicídio e as diferenças entre gêneros





O mundo leigo atribui as taxas mais elevadas de suicídio aos países escandinavos, o que não é certo. Alguns países da ex-União Soviética são os que apresentavam as mais altas: a Lituânia, seguida da Rússia, da Bielorússia, do Cazaquistão, da Eslovenia, da Hungria, da Estônia, da Ucrânia, da Látvia, aparecendo o Japão em décimo. Esses dados, da OMS, não são recentes, mas revelam alguns parâmetros políticos importantes.

É importante salientar que, durante a administração de Gorbachev, as taxas de mortes violentas caíram dramaticamente, devido à política restritiva do consumo de bebidas alcoólicas, uma espécie de lei quase-sêca. O fim desta política acarretou uma elevação sem precedentes em todas as mortes violentas: homicídios, suicídios e acidentes.

A relação internacional entre as taxas masculinas e femininas é sólida, mas não é muito alta, sugerindo que fatores culturais interferem nas relações entre fatores que predispõem e facilitam o suicídio, por um lado, e as diferenças entre os gêneros, pelo outro.




Para obter mais sobre o tema da estabilidade das taxas de suicídio clique sobre o tema das páginas abaixo:
Taxas internacionais de suicídio e as diferenças entre gêneros
http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2006/12/taxas-internacionais-de-suicdio-e-as.html

A Estabilidade nas Taxas de Suicídio na Província de Alberta, Canadá
http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2006/12/estabilidade-nas-taxas-de-suicdio-na.html

Suicídios em Pinar del Rio, Cuba
http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2006/11/suicdios-em-pinar-del-rio-cuba.html

Comentários

Postagens mais visitadas