Tentativas de suicídio: os que tentam muitas vezes são diferentes dos que tentam uma só?

Tentativas de suicídio: os que tentam muitas vezes são diferentes dos que tentam uma só? Essa pergunta é importante e foi formulada a partir da observação clínica de que existiria alguma diferença. Alguns teorizavam que quem não tentou muitas vezes é simplesmente alguém que ainda não teve tempo e condições de fazê-lo. Rudd e associados estudaram dois grupos - um de 128 pessoas que tentaram uma vez e outro de 68 que tentaram muitas vezes.

Os dois grupos não são iguais.

Os que tentaram muitas vezes tinham níveis mais profundos de depressão e desesperança, percebiam suas vidas como mais estressadas e tinham menos habilidade para lidar com outras pessoas. Além disso, os problemas psiquiátricos começaram mais cedo nesse grupo. As ideações suicidas, como seria de esperar, eram mais freqüentes.

Outro estudo foi feito no Canadá por Reynolds e Eaton, que compararam dois grupos, um de 364 pessoas que tentaram o suicídio uma só vez e 99 que tentaram tres vezes ou mais.

Também concluíram que os dois grupos não são iguais.

Os múltiplos tinham mais pessoas nas suas famílias que haviam tentado o suicídio, níveis mais severos de depressão, duração maior de problemas psiquiátricos, mais alta percentagem de alcoólatras e dependentes químicos, além de uma história de dificuldades em resolver problemas.

Esses dados sugerem que os que tentam o suicídio várias vezes são diferentes dos que tentam apenas uma vez.


Comentários

Postagens mais visitadas