Alunos e orientados bipolares



Tenho vários amigos e amigas, sobretudo estudantes, que foram diagnosticadoscomo bipolares, tanto tipo I quanto tipo II. Minhas observações são pessoais e “de sociólogo” e não são anotações clínicas. Clinicamente tem valor zero.


Como orientador acadêmico, meus grandes inimigos eram o estresse que afetava o aluno e o não cumprimento dos cuidados recomendados pelo psiquiatra por parte dele. Enquanto estavam sendo medicados, não dava para observar fortes flutuações de humor, mas quando, por razões que a razão desconhece, interrompiam o tratamento, as flutuações começavam e algumas assustavam. A minha limitada experiência também diz que um ambiente familiar adequado, de apoio, organizado, é condição necessária mas não é suficiente. Do ponto de vista do orientador acadêmico engajado, a grande dificuldade era manter os alunos focados no tema da tese, impedido a substituição sem fim de um projeto pelo outro.

Não obstante, felizmente foram várias as teses e dissertações terminadas por pessoas bipolares que, posteriormente, se transformaram em homens e mulheres profissionais criativos e produtivos.

Num mundo perfeito, os orientadores acadêmicos se informariam a respeito de transtornos e problemas mentais, leriam bastante a respeito e se aconselhariam com terapeutas qualificados sobre como lidar com seus orientandos portadores de problemas tão comuns como a depressão e a bipolaridade. Não sei se um bom orientador pode ajudar muito um aluno, acredito que sim, mas tenho certeza de que um péssimo orientador pode destruir uma promessa.

Digo mais: há um prazer adicional quando o aluno que é bem sucedido nos estudos e, depois, na profissão superou uma depressão ou a bipolaridade.




Para outras páginas sobre bipolaridade e outras doenças mentais e suicídio, clique em cima:
O risco de suicídio, segundo Satcher
Suicídios e seus momentos mais prováveis
Porque estudar o suicídio
Notícia triste
Necrópsia psicológica, doença mental e suicídio
Um testemunho
Alunos e orientados bipolares

Comentários

Postagens mais visitadas