Mães fumantes; filhos doentes


 

As grávidas que fumam prejudicam a si mesmas e a seus bebês. Os filhos de mães que fumam têm risco mais elevado de muitos problemas, como

  • Nascerem mortos (esse risco é 50% maior entre as mães que fumam);
  • Serem prematuros;
  • Terem peso insuficiente ao nascer (na média, filhos de mães que fumam pesam 200 gramas a menos);
  • Se nascerem vivos, de morrerem quando bebês e crianças.


     

O fumo das mães afeta os pulmões dos fetos e dos bebês, com o esperado aumento no risco de vários problemas de saúde. A nicotina e vários outros químicos que existem nos cigarros atravessam a placenta e entram no feto. A nicotina aperta os vasos sanguíneos, reduzindo a quantidade de oxigênio que chega ao feto. Depois do nascimento, as mães fumantes passam nicotina para seus filhinhos através do leite materno. Pesquisadores australiano demonstraram que, se a mãe fumar, o risco do filho nascer prematuramente é 60% maior do que se a mãe não fumar. Contrariamente aos que muitos acreditam, essa conclusão vale para mães que fumaram em qualquer estágio da gravidez. A afirmação de que fumar logo no início ou lá no fim da gravidez não faz mal é errada, é besteira.

Se a mãe fumar durante a gravidez e depois do nascimento, tudo piora. Para começar o risco da criança morrer da síndrome infantil da morte súbita é três vezes maior.

Há outros problemas que aparecem mais tarde.

  • Uma pesquisa comparando bebês de um ano e meio constatou que os filhos de mães fumantes tinham alergias cutâneas quatro vezes mais do que os filhos de mães não fumantes;
  • Tinham pressão mais alta com mais freqüência – ainda quando crianças;
  • Tinham problemas respiratórios, como asma e chiado;
  • Com mais freqüência passavam a ser obesas – quando crianças e na adolescência.

Muitas pessoas que causam problemas a elas mesmas e a terceiros devido a vícios e à sua irresponsabilidade inventam teorias para justificar seu comportamento. As mães fumantes são peritas nisso. Porém, os dados são claros: mães grávidas que fumam prejudicam muito seus fetos; mães que já deram à luz e fumam prejudicam seus filhos (e quem quer que esteja perto, como outros familiares ou pessoas que trabalham no mesmo ambiente).

Não há por onde fugir: se você fuma, você prejudica outros. Mães que fumam devem meditar se realmente amam seus filhos mais do que seus cigarros.


 


 


 

Comentários

Postagens mais visitadas