Aprendendo com as diferenças: suicídios na Etiópia


 

Entre os fatores com maior poder de previsão do suicídio completo encontramos o(s) suicídio(s) tentados. Juntamente com algumas doenças mentais, a existência de tentativas de suicídio é um fator que separa uma população em dois grupos, um com baixa taxa de suicídios e outro com uma taxa mais alta. As ideações suicidas são um fenômeno muito mais freqüente do que as tentativas, e admitem graus de seriedade. Muita gente pensa no suicídio em algum momento da vida; um número muito o faz com freqüência; um grupo menor ainda chega a fazer planos e um grupo ainda menor realiza alguma ação nesse sentido (como comprar uma arma). Felizmente, os que chegam a tentar o suicídio são um número ainda menor e os que se suicidam são o menor total de todos. Todos os processos que não chegam a uma ação de qualquer tipo são chamados de ideações suicidas. Kebede e Alem estudaram as relações entre as ideações, as tentativas e os suicídios, levando em consideração muitas outras variáveis. Pesquisaram mais de dez mil adultos em Addis Ababa. O campo foi feito em 1994. Menos de 1% tinha tentado o suicídio, mas 2,7% tinham tido ideações suicidas. Dois em cada três ocorreram antes de cumprir 25 anos de idade.

Outros dados demonstram o caráter fortemente cultural do suicídio. As ideações diminuíram com a idade e com a educação. Em alguns países, o suicídio aumenta sistematicamente com a idade, particularmente entre os idosos. Não foi a única diferença: o estado civil, a etnia e a religião não se associavam com as ideações suicidas.

Fonte: Kebede D.; Alem A.
"Suicide attempts and ideation among adults in Addis Ababa, Ethiopia", Acta Psychiatrica Scandinavica, Supplement, Volume 99, Issue 397, 1999, pgs. 35-39.

Comentários

Postagens mais visitadas