Obesidade é coisa séria

Houve, na Grã Bretanha, uma pesquisa com 1,2 milhões de mulheres entre 50 e 64 anos que foram acompanhadas durante 5,4 anos para ver a incidência de câncer e sete anos para ver a mortalidade por câncer.
Como há vários fatores que se associam com o câncer, inclusive idade, classe social, região do país, se fuma ou não, se bebe ou não, se exercita ou não, e vários outros, estatisticamente convém controlar esses fatores.
Houve 45 mil casos de câncer e 17 mil mortes por câncer nessa população. O BMI (Body Mass Index) aumenta o risco de vários cânceres - de 10 tipos de câncer.
O do endométrio é um cujo risco aumenta muito com a obesidade, o risco relativo sendo 2,89; o câncer do esôfago (risco relativo ou RR = 2,38) e, também, dos rins, leucemia, mieloma múltiplo, do pâncreas, do ovário, o linfoma (non-Hodgkins), câncer da mama, mas apenas em mulheres pós-menopausa; e do colon-reto, mas apenas em mulheres pré-menopausicas etc.
A obesidade, medida pelo BMI, aumenta o risco de dez cânceres dos 17 que foram testados.
Talvez mais importante do que as razões da estética humana de hoje seja o aumento do risco relativo de dez cânceres. Se uns (e umas) acham que a obesidade é feia, talvez muito mais sério seja o fato de que a obesidade mata
.

Ver relatório em
http://www.bmj.com/cgi/content/full/bmj.39367.495995.AEv1


Powered by ScribeFire.

Comentários

Postagens mais visitadas