Meditação, estresse e pressão sangüínea

Várias instituições adadêmicas e para-acadêmicas fizeram um experimento com 150 pessoas com pressão sangüínea ligeiramente alta (média de 142/95 mm Hg) que foram divididos em dois grupos, um programa de meditação ou de relaxamento muscular progressiva, duas vezes por dia, vinte minutos cada dia ou participar de um programa de educação em saúde. O estresse, particularmente o estresse crônico, provoca elevações permanentes na pressão.

Há muitas maneiras de reduzir o estresse: massagem, ioga, tai chi, e controle do estresse são alguns dos mais conhecidos. Porém, a meditação transcendental foi mais estudada do que vários outros métodos. É uma técnica simples: sentar confortavelmente em um lugar tranqüilo, de olhos fechados, iniciando o exercício com alguns exercícios respiratórios lentos, seguidos da repetição de uma palavra uma só sílaba, chamada mantra, durante 20 minutos.
O que as pesquisas demonstram?
O American Journal of Hypertension publicou um artigo que demonstrava os que praticavam meditação transcendental reduziram sua pressão em 3/6 mm Hg, em comparação com 0,5/3 mm Hg dos demais grupos - na média.

Em 2005, o American Journal of Cardiology publicou um relatório de dois estudos que analisaram o efeito do estresse sobre as taxas de mortalidade de 202 pessoas com 55 anos ou mais com pré-hipertensão ou hipertensão leve. Uns faziam meditação transcendental, outros faziam relaxamento muscular progressivo, relaxamento mental etc, e um grupo controle. Foram acompanhados durante oito anos. O grupo que fez meditação apresentou uma redução de 30% na taxa de mortes cardiovasculares e de 23% nas mortes de todas as causas em comparação com o grupo controle.

Pessoalmente, já experimentei relaxamento muscular progressivo, relaxamento mental e oração para reduzir a pressão, com excelentes resultados.

Comentários

Anônimo disse…
Olá!
Estou fazendo pesquisa sobre enfrentamento de estresse e achei seu texto. Obrigada pela colaboração! E parabéns pelo seu empenho em divulgar suas experiencias.

Postagens mais visitadas