O que são as ondas cerebrais?

As ondas cerebrais são classificadas de acordo com o número de ciclos por segundo. O mais alto número de ciclos, 13-30 por segundo, definem uma onda como BETA. Quando nós estamos "em beta"? Quando estamos acordados (e não dormindo), conscientes, concentrados, pensando logicamente. Num debate, conferência, aula etc. normalmente estamos "em beta".
ABAIXO do beta, vem ALPHA. São 7-13 ciclos por segundo - relaxamento ,meditação, hipnose.
Há atividade cíclica mais baixa do que Alpha Há. THETA se situa na faixa de 4-7 ciclos. Quando acontecem as ondas theta? Quando estamos sonhando de olhos abertos (day dreaming); alguns dizem que é quando estamos sendo criativos, também quando meditamos; outros dizem que quando sentimos fenômenos paranormais, como experiências fora do corpo, ESP etc. estamos em theta. Infelizmente a atenção terciária também parece estar em theta, que nos surpreende quando saímos dela numa situação de dirigir em estradas sem que nos lembremos imediamente de que não sabemos os detalhes do que aconteceu durante os últimos cinco ou dez minutos. Infelizmente porque muitas pessoas morrem dormindo ao volante e talvez estivessem em theta ou passado de theta para o sono. Theta caracteriza muitas tarefas automáticas durante as quais parecemos desconectar-nos delas. Nesse estágio as coisas parecem fluir e alguns estudiosos afirmam que não censuramos nada nem sentimos culpa. As ondas theta caracterizariam um estágio positivo, mas, por favor, nada de dirigir ou pilotar trens ou aviões em theta.
Tem mais?
Tem, ou, mais exatamente, tem menos. Tem DELTA - 1,5-4 ciclos por segundo - é o sono de pedra, sem sonhos, sem pesadelos, nada.
Na medida em que puder, irei colocando mais que vocês leiam, meditem, ponderem e, se acharem adequado, ensinem a outros.


Powered by ScribeFire.

Comentários

Postagens mais visitadas