Idosos e desconhecimento a respeito de câncer

Uma pesquisa feita com idosos, com a média de 74, vivendo na área de Barcelona, revelou pouco conhecimento sobre as causas do câncer, sua prevenção e seu tratamento. Tania Estape da Fundacion para la Educacion y la Formacion en Cancer em Barcelona sublinhou os perigos do desconhecimento. Foram entrevistadas 557 pessoas acima de 65 anos.
O que sabiam e o que não sabiam? O que "sabiam" errado?

  • 90% sabiam que evitar o fumo, o excesso de consumo de bebidas alcoólicas e excesso de exposição ao sol são medidas corretas, que ajudam a prevenir o câncer;
  • porém, menos da metade sabia que a obesidade aumenta o risco de câncer;
  • 3/4 sabiam que o câncer pode ser diagnosticado cedo, o que parece uma percentagem razoável,
  • mas apenas 44% sabiam da existência do teste de PSA e apenas 34% sabiam que o câncer de mama pode ser diagnosticado cedo;
  • pior ainda, 56% afirmaram que o tratamento para o câncer é pior do que o câncer,
  • sem falar nos 2% que afirmaram que o câncer é contagioso...
Esses são dados a respeito de uma população num país com um nível educacional mais elevado do que o Brasil. Eu me pergunto - e fico horrorizado com as respostas hipotéticas que eu mesmo dou - sobre o nível de conhecimento a respeito desses temas entre os idosos que vivem em áreas carentes do Brasil.
Estou, também, convencido de que o desconhecimento é grande a respeito de outras áreas de interesse direto da população idosa, como doenças cardiovasculares, derrames, doenças mentais, depressões etc.



Esses resultados foram apresentados na European Cancer Conference em Barcelona.

GLÁUCIO SOARES                       IESP - UERJ

Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja

Comentários

Postagens mais visitadas