Um tratamento eficiente no futuro

Cresceu a probabilidade de desenvolver terapias "orientadas" e personalizadas contra o câncer da próstata.

Moléculas RNA pequenas podem ser treinadas para matar células cancerosas nos homens e nas mulheres. Elas matariam "seletivamente", deixando as células saudáveis intactas. As terapias atuais matam com graus variáveis de indiscriminação. As baseadas em radiação bombardeiam tudo o que há numa área definida; a quimioterapia se baseia no principio de que as células cancerosas morrem antes, na média, mas fazem um estrago grande nas células saudáveis.

É um desenvolvimento importante para a humanidade, muito importante. Foram registradas 7,6 milhões de mortes por câncer no mundo em 2007. O potencial de salvar vidas de uma descoberta desse tipo é imenso.

A químio mata muitas células cancerosas, mas mata também muitas células sãs, causando anemia, náusea, fadiga seria, perda do cabelo, podendo danificar muitos órgãos.

As terapias orientadas se concentraram em reduzir a velocidade da divisão de células, que também existe nas células saudáveis. Outra tentativa, chamada de interferência RNA, enfocou em identificar e separar o oncogene, mas não matava o câncer.

E a busca continuou: o mundo precisa de tratamentos seletivos (que só matem o câncer) e eficientes (que matem todas as células cancerosas). Estamos longe disso.

Os oncogenes se caracterizam por uma alta quantidade de novas inserções e também deletam muito. Essas características os torna mais fáceis de eliminar. Isso porque seqüências de mutações que são típicas de alguns cânceres, como o dos ossos, do cérebro e da próstata. As pequenas RNAs identificam e matam as células cancerosas.

Como?

Elas se grudam nas mRNAs das marcadoras dos cânceres produzindo uma reação do nosso sistema imune anti-virus que provoca a apoptose.


Os resultados prometem: nos três tipos de câncer que foram testados, houve uma drástica redução no número de células que continham as mutações-alvo. A redução foi de vinte a cem vezes. Ou seja, a diminuição nas células cancerosas foi muito grande.

Qual o status atual deste tratamento? O que vem a seguir? Primeiro, vários experimentos com animais. Leva alguns anos. Depois alguns experimentos sucessivos com alguns pacientes avançados, usualmente para confirmar que funciona, definir qual a dose ótima e quais os efeitos colaterais. Pertencem à classe chamada de Fase II. Depois, finalmente, experimentos com um grande número de pacientes, com grupo controle, sem que ninguém saiba em que grupo está. Se tudo isso der certo, teremos um novo tratamento, e um número menor de pacientes desesperados cometerão suicídio.



Veja S. Venkataraman et al., "Selective cell death mediated by small conditional RNAs," PNAS, doi: 10.1073/pnas.1006377107 


Para saber mais, leia:

A targeted cancer therapy? - The Scientist - Magazine of the Life Scienceshttp://www.the-scientist.com/blog/display/57674/#ixzz0zA70CMYu


Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja

Comentários

Postagens mais visitadas