Os animais ajudam os pacientes

Já sabemos que animais de estimação trazem benefícios para os que cuidam deles. Muitos estudos sugerem que pessoas com animais de estimação têm pressão mais baixa, níveis de estresse mais baixos, são mais felizes e se recuperam mais rapidamente de um ataque do coração, em comparação com os que não têm e não lidam com animais de estimação.
Essas práticas evoluíram, foram organizadas e até já ganharam nome técnico: animal-assisted therapy. Não é apenas ter um animal de estimação, porque o animal deve ser treinado para a função. A última evidência nesse sentido é das mais estranhas: 30 pessoas com depressão moderada ou leve foram divididas e um grupo teve dez sessões de uma hora nadando e brincando com golfilnhos. O outro nadou e brincou, mas sem golfinhos. As diferenças na redução dos sintomas foram estatisticamente significativas.
O comentarista agrega que poucos podem se dar ao luxo de ter e manter um golfinho de estimação (incluíndo laguinho etc....). Não obstante, não nos desesperemos! Uma pesquisa feita em Israel mostrou a utilidade de cachorros no tratamento da esquizofrenia. O grupo experimental fazia pouca coisa, e somente uma vez por semana: acariciava, alimentava, banhava etc. o cachorro - em dez sessões já havia uma relação entre pacientes e cachorros e os pacientes se preparavam para as sessões. O grupo controle não apresentou os mesmos resultados.

Precisamos aprender mais a respeito dessa terapia, que promete ser muito útil e conveniente. O leitor pode buscar mais informações na Delta Society, www.deltasociety.org
Escrito por Gláucio Soares usando resumos de artigos

Comentários

Postagens mais visitadas