Converse com seus filhos e filhas

Estabelecer uma comunicação, honesta e direta, com seus filhos e filhas, mesmo quando o comportamento deles deixe a desejar, é muito importante para o bem deles e o seu também. Filhos deprimidos, filhos drogados, precisam de alguém para conversar e aconselhá-los, não apenas censurá-los. Estabelecer limites, dar obrigações, exigir respeito e cumprimento de obrigações escolares e da vida são muito importantes, particularmente para evitar que seus filhos e filhas experimentem além do saudável. A comunicação é útil e necessária inclusive quando eles usam drogas.
É muito mais fácil prevenir e evitar do que recuperar um drogado.
Desenvolva o bom hábito de conversar com seus filhos e filhas todos os dias. El@s precisam saber que podem contar com o bom-senso, conselho, apoio e amizade e não apenas limitações, censuras e pancadas. A comunicação com filh@s se estabelece desde cedo. Os pais devem ser as pessoas com quem filh@s se comunicam quando precisam. Essa interação constante ensina você e parceir@ a compreender bem seus filhos.
Se um deles desenvolver problemas com cigarros, bebida ou drogas, será mais fácil que busque vocês se os canais de comunicação estiverem abertos e as comunicações forem freqüentes. Entenda que comunicação boa e freqüente não é sinônimo de perda da autoridade paterna ou materna, nem de adoção de uma política permissiva, sem limites nem obrigações.
No que concerne bebidas alcoólicas e drogas - esses amigos do peito do fracasso escolar, da depressão e do suicídio - é importante que a fonte de iinformação seja fidedigna e não coleguinhas dele ou dela. Não há razão para terrorismo nem para passar informações falsas do lado conservador. A realidade já é aterrorizante, sem precisar de exageros que desmoralizam quem os relata.
Essa recomendação - fale com os filhos - supõe que você, como pai ou mãe, supere algumas de suas próprias limitações.Talvez você não tenha o conhecimento necessário para instruir seus filhos a respeito dos males do alcoolismo e das drogas, assim como da delinqüência. Tente adquirir esse conhecimento e/ou direcionar seu filho ou filha para quem o tenha. Nós, pais, não nascemos feitos - temos que nos preparar para sermos pais e mães.
O objetivo dessa conversa minha com vocês é salientar que ser pai ou mãe requer treinamento e preparação. Infelizmente, parte muito grande da população age como se ser bom pai ou mãe faça parte da ordem natural das coisas, que a gente nasce com essas qualidades. Não nasce não.
Temos que nos preparar. Em qualquer nível, desde analfabeto até professor universitário com doutorado e tudo, TODOS podemos aprender e melhorar. Podemos e devemos. Assim, leia, busque informações, aprenda e, sobretudo, converse com seus filhos e filhas.


Powered by ScribeFire.

Comentários

Postagens mais visitadas