As leis da Califórnia (explicação adicional)


Jorge Zaverucha, excelente cientista político brasileiro, pergunta se os pesquisadores separaram os tipos de mortos, se as vítimas poderiam ser, por exemplo, assaltantes. Poderíamos agregar outra pergunta, se os que compraram armas poderiam ser criminosos. Perguntas metodologicamente corretas e sérias. Comecemos com a última possibilidade.
Os governos e a população da Califórnia se preocupam com quem compra armas e, ao longo do tempo, aprovaram legislação nesse sentido:

  • limitam as "assault weapons";
  • a polícia estadual efetua verifica se quem deseja comprar/registrar uma arma de fogo tem antecedentes criminais, além da verificação feita no nível federal pelo NICS. O objetivo dessas verificações é reduzir/impedir que criminosos comprem armas de fogo;
  • atualmente é necessária uma licença para comprar armas de fogo;
  • as cidades podem fazer exigências adicionais, objetivando a segurança de seus cidadãos;
  • há um período de espera (que já revelou que reduz os homicídios e os suicídios) entre o pedido de compra e a entrega da arma. O objetivo dessa norma é esfriar possíveis homicidas e suicidas, reduzindo a janela de oportunidades; a polícia pode manter registro das armas vendidas e de seus compradores.

Há, portanto, fortes restrições aos compradores de armas, particularmente no que concerne pessoas com ficha na polícia. Ou seja, a percentagem de compradores de armas legais composta por criminosos é reduzida.

E os mortos?
  • Os dados desse artigo não diferenciam pelo tipo de homicídio; porém um grande número de pesquisas com metodologia e hipóteses diferentes mostrando que são poucos os assaltantes mortos pelas suas vítimas.



Powered by ScribeFire.

Comentários

Postagens mais visitadas