O QUE FUNCIONA CONTRA AS ENXAQUECAS?

Dores de cabeça são quase inevitáveis e quase todos sofrem com elas. As enxaquecas, que incluem dores de cabeça que parecem  intermináveis, são particularmente daninhas e podem reduzir muito a qualidade da vida do paciente.
Recomendações a respeito deste ou daquele remédio abundam, provenientes de conhecidos, familiares, clínicos gerais e raros especialistas. Obviamente, as companhias farmacêuticas tentam convencer-nos de que seus produtos são os melhores. Daí a necessidade de revisões independentes.
Felizmente, a American Academy of Neurology (AAN) acaba de testar vários medicamentos, concluindo que sete são eficientes e vários outros ajudam. Analisando as pesquisas que observavam rigorosos procedimentos científicos, concluíram que três medicamentos antiepiléticos, três beta-blockers e mais. Um suplemento verbal, chamado de Petasites ou butterbur, também é eficiente. Esse não requer receita nos EUA. 
Os medicamentos aprovados são os seguintes – usando os nomes, em Inglês, de marca americanos:
Divalproex sodium (Depakote)
Sodium valproate (Depacon)
Toprimate (Topamax)
Metoprolol (Lopressor, Toprol-XL)
Propranolol (Inderal)
Timolol (Blocadren, que já não é mais vendido com esse nome nos Estados Unidos)
 • Frovatriptan (Frova)
Nenhum anti-inflamatórios não esteroides (NSAIDs) mereceu as mais altas recomendações, mas alguns foram considerados “provavelmente” eficientes – são baseados em naproxena, ibuprofena, ketoprofena e fenoprofena.  
E a prevenção? A profilaxia? Ajudaria um terço dos pacientes, mas não os demais.
Estudos desse tipo são necessários porque com frequência os pacientes não buscam tratamento, quando buscam não são tratados, ou são tratados com medicamentos ineficientes.

GLÁUCIO SOARES            IESP/UERJ

Comentários

Postagens mais visitadas