O diagnóstico de câncer aumenta o risco de suicídio


Um conjunto de instituições levou a cabo uma ampla pesquisa a respeito das relações entre o diagnóstico de câncer da próstata, de um lado, e o risco de morrer por ataque do coração ou por suicídio, do outro. Acreditem, receber um diagnóstico de câncer não é mole. Foi uma pesquisa com um número grande de pacientes, mais de 342 mil, que foram diagnosticados de 1º de janeiro de 1979 a 31 de dezembro de 2004 e acompanhados por doze meses.
O que se descobriu? Que o diagnóstico aumenta muito o nível de estresse, o que aumenta o risco de suicídios e o risco de morrer por problemas cardiovasculares. Claro, que idade, local de residência, época do ano e outros fatores contam e foram devidamente controlados. Durante o ano pós-diagnóstico 148 pacientes se suicidaram, mas um número muito maior faleceu por problemas cardiovasculares: 6.845. Ou seja, por cada paciente que se suicidava, 46 morriam do coração. O risco de suicídio era mais elevado durante os primeiros três meses após o diagnóstico, medido pelo indicador chamado de standardized mortality ratio (SMR), que toma como base a população com características semelhantes. Durante os primeiros três meses essa razão era de 1,9. Quando o diagnóstico foi feito conta: no período anterior ao PSA, o risco de suicídio era relativamente mais elevado. A generalização do uso do PSA permitiu que os cânceres fossem descobertos mais cedo, o que permitia uma mensagem menos negativa no diagnóstico.

E o risco de morte por problemas cardiovasculares? O risco deste câncer aumenta com a idade, como o risco de problemas cardiovasculares. Não obstante, notou-se uma elevação além da esperada estatisticamente pela idade, sendo a SMR 1,09 durante o primeiro ano. O risco era mais elevado durante o primeiro mês após o diagnóstico (SMR=2,05).

E o estágio do câncer? A SMR dos cânceres diagnosticados já com metástase era muito alto: 3,22, em contraste com os demais estágios (SMR=1,57).

Gláucio Soares - IESP-UERJ



Esse post foi baseado em artigo escrito por Fang F, Keating NL, Mucci LA, Adami HO, Stampfer MJ, Valdimarsdóttir U, Fall K.

Fonte: J Natl Cancer Inst. 2010 Feb 2.




Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja

Comentários

Postagens mais visitadas