O bom funcionamento do nosso cérebro

Como passo muitas horas por dia lendo trabalhos de pesquisa pela internet, achei que poderia, vez por outra, passar algumas das informações a respeito das pesquisas que afetam a muitos, algumas a todos. Recebo as informações de muitas instituições, um excelente exemplo sendo a Johns Hopkins, e as repasso para os leitores.
Uma área relevante é o funcionamento do cérebro, a capacidade cognitiva e a crescente incidência de Alzheimer's em decorrência do envelhecimento da população. Vejamos alguns resultados interessantes:

o A famosa Dieta de Atkins não leva em consideração uma pesquisa publicada nos Archives of Neurology que revelou que pessoas que consomem muita gorduara transaturada e ácidos gordurosos tem o dobro da probabilidade de desenvolver Alzheimer's depois de apenas quatro anos em relação aos que evitam gorduras na dieta.
o A pressão alta aumenta a probabilidade de derrame e ataques cardíacos. Já sabíamos disso. Porém, agora, surgiram dados que mostram que a pressão alta se não fôr tratada pode produzir danos no cérebro e perda de funções mentais.
o Novas pesquisas produziram novos dados a respeito da atividade. Coisas como fazer trabalho voluntário, voltar a trabalhar, aprender algo novo. Melhora nossas habilidades mentais. Ficar paradão é que não serve.
o Algumas estatinas que tomamos para baixar o colesterol LDL podem reduzir o risco de Alzheimer's. Faça sua pesquisa e veja quais.
o A quantidade pode determinar se algo é benéfico ou maléfico. Bebidas alcoólicas tomadas com moderação (um copo de vinho ao jantar, por exemplo) podem ajudar. Uma pesquisa mostra que pessoas que tomam de um copo a seis por semana provocam uma redução no declínio cognitivo. A diferença entre quem toma um copinho e só e quem não toma nada é que os primeiros tem um risco 55% menor de experimentar um declínio significativo nas funções cognitivas. Porém, mais do que isso provoca um declínio rápido, além de todos os problemas de coordenação percepção/motora que levam a tantos acidentes fatais.
o Mais uma vez, exercite e não coma demais: obesos tem o dobro do risco de dementia em relação aos que tem peso


Para estudos e notícias sobre a relação entre alcoolismo e suicídios, clique nos seguintes pôsteres:
A legalização das drogas e o aumento dos suicídios em Portugal
O bom funcionamento do nosso cérebro
O alcoolismo das mães e a Síndrome Fetal Alcoólica
Consumo de álcool e Suicídio em Portugal
http://suicidiopesquisaeprevencao.blogspot.com/2006/12/consumo-de-lcool-e-suicdio-em-portugal.html
Um testemunho
A redução dos suicídios em Bogotá

Comentários

Postagens mais visitadas