A Meditação Transcendental reduz os ataques cardíacos e as mortes

Pacientes com doenças cardíacas coronárias, que praticam regularmente a Meditação Transcendental (que reduz o estresse), tem uma taxa mais baixa de ataques cardíacos - muito mais baixa, a metade. Esse não é um chute de gurus, mas o resultado de uma pesquisa patrocinada pelos National Institutes of Health-National Heart, Lung, and Blood Institute, realizada numa universidade em Wisconsin a um custo de quase quatro milhões de dólares. É um estudo que durou quase dez anos. Duzentos negros e negras americanas foram incluídos aleatoriamente em dois grupos, um dos quais praticava MT e o outro era um grupo controle, que só recebia educação e informação a respeito dos fatores que afetam o risco de ataque cardíaco, como a dieta e o exercício.
Os resultados mostram:
  • uma redução de 47% num índice composto por morte, ataques cardíacos e derrames;
  • uma redução significativa, de 5 mm Hg na média, na pressão sanguínea;
  • uma redução substancial no nível de estresse no grupo mais estressado.

Robert Schneider, diretor do Center for Natural Medicine and Prevention, afirmou que várias pesquisas mostraram o efeito benéfico de técnicas de redução do estresse sobre a pressão sanguínea, ataques do coração, derrames e mortalidade. As pessoas vivem mais e melhor.

Porém, como todas as técnicas de redução do estresse, MT tem que ser praticada com regularidade. Não adianta fazer de vez em quando. É um priincípio válido para MT, relaxamento, concentração, oração e muitas outras atividades mentais e espirituais que podem ser usadas para combater o estresse. 

É bom lembrar que problemas sérios no sistema cardio-vascular, juntos, são a principal causa de morte na maioria dos países.



Comentários

Postagens mais visitadas