Insonia e depressão entre cancerosos


Sabemos pouco sobre as consequências psicológicas do câncer da próstata. Uma pesquisa piloto foi feita pelo College of Nursing and Healthcare Innovation, na Arizona State University.
Com apenas 51 pacientes, a pesquisa é mais sugestiva do que demonstrativa. Sugere, mas não conclui. Preencheram questionários que incluíam escalas padronizadas, como as Insomnia Severity Index, Center for Epidemiologic Studies-Depression Scale, e a Impact of Event Scale.
O que dizem os resultados? Que muitos pacientes tinham insonia e uma depressão de nível moderado e alguns em níveis muito altos. Com base em estudos em outras populações, se esperava uma correlação entre insonia e depressão.
Há correlações estatisticamente significativas entre insonia, depressão e distress. Quem sofria de uma tendia a sofrer das demais. Infelizmente, a pesquisa não examinou essas relações em subpopulações divididas de acordo com a seriedade da doença, nem com o tratamento seguido.
Os resultados mostram, mais uma vez, que os pacientes de câncer sofrem de outros tipos de transtornos mentais que merecem atenção e tratamento.
Fonte: Appl Nurs Res. 2009 Aug;22(3):154-158.


GLÁUCIO SOARES               IESP-UERJ



Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja


Comentários

Postagens mais visitadas