TV e infelicidade

Nova pesquisa feita pela Universidade de Maryland conclui que as pessoas que se consideram infelizes assistem mais à televisão, passam mais tempo em frente ao aparelho, ao passo que as pessoas que se consideram felizes passam mais tempo lendo e interagindo com outras pessoas.

Chegaram a essa conclusão após a análise de pesquisas sobre o uso do tempo e surveys das atitudes da população. Uma hipótese usada no estudo é a de que ver TV aumenta a sensação de felicidade no curto prazo, mas aumenta no médio e longo prazo. O sociólogo John P. Robinson afirma que ver TV é um hábito menos satisfatório do que participar das coisas e, até, ler jornais. Robinson acredita que a recessão aumentará o tempo passado em frente à TV. As pessoas com mais lazer e mais tempo disponível vêem mais TV.

A amostra foi de mais de 30 mil adultos e as perguntas se concentraram no uso do tempo. Cada entrevistado manteve um diário simplificado. O famoso General Social Survey foi usado para avaliar as mudanças nas atitudes, inclusive no sentimento de felicidade. Os dados do General Social Survey são claros, indicando que pessoas mais participativas são mais felizes – as que são socialmente mais ativas, vão mais à igreja, votam, lêem mais etc. Porem, os que viam mais TV eram menos felizes. Os infelizes passavam 20% do seu tempo a mais vendo TV. Isso controlando variáveis que afetam tanto o sentimento de felicidade quanto os hábitos televisivos. A facilidade com que se vê TV é um dos seus atrativos. Ela está na sua casa, não é preciso sair. Nos Estados Unidos, mais da metade do tempo livre é gasto vendo TV.

As pessoas mais ativas também são as que reclamam da falta de tempo... e as que se consideram mais felizes; os mais infelizes, ao contrário, acham que tem demasiado tempo livre (51%) em contraste com os mais felizes (19%).

No Brasil, pesquisa semelhante deveria levar em consideração os hábitos da população. Eu certamente agregaria o sentimento de insegurança, que aparafusa muitos à casa; as atividades negativas, que competem com a TV ou a reforçam (consumir álcool ou drogas, fumar); o consumo de gorduras, levando à obesidade; a falta de alternativas fáceis de lazer em áreas mais pobres e o papel da depressão – causa e efeito do tempo passado em casa vendo TV, entre outros.

Dada a popularidade da TV e a relevância da depressão e do sentimento de infelicidade, é pesquisa que devemos fazer regularmente.

Fonte: Social Indicators Research

Comentários

Postagens mais visitadas