Doenças e tentativas de suicídio

As tentativas de suicídio tem sido pesquisadas mundo afora. Nos artigos técnicos as tentativas são chamadas de parasuicídios. Para pesquisar bem esse fenômeno, usando instrumentos comparáveis, os europeus desenvolveram um questionário chamado de European Parasuicide Study Interview Schedule – EPSIS. Uma pesquisa aplicou o questionário a 1.269 pessoas que tentaram o suicídio, com 15 anos ou mais de idade, logo depois da tentativa (até uma semana depois). O questionário é longo e inclui perguntas sobre a saúde física e mental. Os resultados mostram que muitas pessoas que tentam o suicídio têm problemas de saúde. Uma em cada duas sofria de algum tipo de doença aguda ou crônica, que reaparecia logo antes da tentativa de suicídio, sugerindo que há uma relação causal. As pessoas com doenças físicas tinham depressões sérias com mais freqüência do que as demais, particularmente entre as maduras, ainda mais do que as idosas. Um momento particularmente negativo era quando uma doença crônica reaparecia, a “volta” da doença que muitos julgavam curada. Dos doentes, 42% afirmaram que a doença precipitou a tentativa e 22% que era uma das principais causas. Os fisicamente doentes que os fatores mentais – sintomas e desordens – haviam sido importantes estímulos para a tentativa. As doenças físicas, incluindo cânceres, problemas cardíacos e derrames, são condições importantes na determinação da tentativa de morrer.
Esses resultados mostram que médicos e enfermeiras devem ter um cuidado especial com os seus pacientes porque são muitos suscetíveis à sedução suicida.
O estudo foi feito por pesquisadores da Universita Degli Studi di Padova. Physical illness and parasuicide: Evidence from the European parasuicide study interview schedule (EPSIS/WHO-EURO)


GLÁUCIO SOARES     -   IESP-UERJ





Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja

Comentários

Postagens mais visitadas