Mais uma a favor da vitamina D

A deficiência de Vitamina D parece ter muitas conseqüências. Ultimamente, várias tem sido descobertas. Uma pesquisa feita com 616 crianças da Costa Rica demonstrou que as que tinham piores sintomas de asma eram mais deficientes em Vitamina D. Os pesquisadores Juan Celedón e Augusto Litonjua testaram essas crianças no que concerne a prevalência de asma, as funções pulmonares, testes cutâneos de sensibilidade e testes de sensibilidade feitos com sangue.
O resultado? As crianças com mais deficiência de Vitamina D tinham piores sintomas, sofriam mais com a asma.
• Inalavam mais corticosteróides;
• Eram hospitalizados com maior freqüência e
• Tinham outros indicadores de alergia severa.
Surge, portanto, a idéia de suplementar a dieta das crianças deficientes em Vitamina D. No que me interessa pessoalmente, a Vitamina D parece frear o crescimento do câncer da próstata.
Qual o problema? Não sabemos qual a quantidade recomendada de Vitamina D. Há outro: excesso de sol em pele desprotegida aumenta o risco de melanoma.
Há várias maneiras de obter Vitamina D: comer mais peixe (sem mercúrio, por favor) e ficar no sol (nas horas em que não faz mal...) entre meia hora e uma hora. Se estiver de short, calção ou biquíni, meia hora deve bastar.
Fonte: http://ajrccm.atsjournals.org/cgi/content/abstract/179/9/765




GLÁUCIO SOARES                 IESP-UERJ


Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja

Comentários

Postagens mais visitadas