Terapia familiar para comportamentos adolescentes de risco

Programas de prevenção de comportamentos de risco funcionam melhor se canalizados através das famílias dos adolescentes do que diretamente com eles. É o que sumariza o artiguete Family-centered Intervention Effectively Reduces Risky Behavior Among Hispanic Youth, em Science Update, December 20, 2007, baseado numa pesquisa divulgada no número de dezembro de 2007 do Journal of Consulting and Clinical Psychology. A razão psico--social para esse projeto deriva de dados que mostram que os adolescentes hispânicos tem risco mais alto de consumo de drogas e práticas sexuais pouco seguras do que os demais grupos étnicos pesquisados nos Estados Unidos. Representam 14% da população, e 18% dos casos de HIV/AIDS.
Os programas centrados nas famílias deram melhores resultados do que os centrados em comportamentos individuais específicos. Parte desses programas procura melhorar as relações entre pais e filhos.

Como foi feita a pesquisa?
Guillermo Prado, Ph.D., da University of Miami, e associados separaram 266 estudantes hispânicos da oitava série e seus responsáveis (usualmente as mães) em três grupos:


  • "Familias Unidas" mais treinamento para Pais e Preadolescentes em prevenção de HIV (PATH)
  • Inglês para pessoas cujo idioma original fosse diferente (ESOL) mais PATH
  • ESOL mais HeartPower para Hispanicos, que é um programa dfa American Heart Association .

Familias Unidas mais PATH foram planejados para promover um saudável desenvolvimento dos adolescentes, através do aumento da participação dos pais e responsáveis, ensinando técnicas mais eficientes de comunicação dos familiares com os adolescentes. Houve uma preocupação em fazer os programas mais consistentes com as expectativas culturais da população hispânica, que é mais centrada na família, o que é vital para o apoio emocional aos adolescentes e pré-adolescentes. O PATH focaliza e aumenta a comunicação entre pais e adolescentes no que concerne comportamentos sexuais de risco, inclusive os de HIV, mas não enfoca a dinâmica familiar em si própria. HeartPower for Hispanics foi pensado para estimular comportamentos mais saudáveis para reduzir a obesidade e os riscos cardíacos.
As intervenções duraram pouco mais de um ano e os pesquisadores acompanharam os participantes, interceptando-os um e dois anos depois do fim do programa.
Os resultados mostram claramente que a intervenção Familias Unidas MAIS PATH foi muito mais eficiente do que as outras duas na redução do uso de cigarros e moderadamente mais eficientes na redução do uso de drogas ilícitas e de comportamentos sexuais de alto risco.
A importância de canalizar parte do programa através das famílias ficou patente porque a intervenção Familias Unidas + PATH produziu bons resultados entre os jovens, ainda que a maioria das sessões tivesse sido com os pais, mães e outros familiares. Focalizar comportamentos específicos, mais saudáveis e de redução de risco, no contexto de fortalecer a interação e a comunicação dentro da família foi mais eficiente do que os demais.
Há uma lição para o Brasil, um país que tem recebido muitos imigrantes, por vias legais e ilegais, que poderão obter a cidadania brasileira e cujos filhos serão brasileiros. Os descendentes de diferentes grupos nacionais e étnicos chegam com traços culturais próprios que afetam o risco de morte e de ferimentos. A prevenção adequada, eficiente, de suicídios e outras mortes violentas leva esses traços em consideração. 
Fonte: Prado G, Pantin H, Briones E, Schwartz SJ, Feaster D, Huang S, Sullivan S, Tapia MI, Sabillon E, Lopez B, Szapocznik J. A randomized controlled trial of a parent-centered intervention in prevention substance use and HIV risk behavior in Hispanic adolescents . Journal of Consulting and Clinical Psychology. 2007 Dec; 75(6): 914-926.
1Centers for Disease Control and Prevention. HIV/AIDS Surveillance Report, Vol. 17: 2005. 2006. Atlanta, GA: U.S. Department of Health and Human Services.


Comentários

Postagens mais visitadas