Terapia familiar para comportamentos adolescentes de risco
A razão social para esse projeto deriva de dados que mostram que os adolescentes hispânicos tem risco mais alto de consumo de drogas e práticas sexuais pouco seguras do que os demais grupos étnicos pesquisados nos Estados Unidos. Representam 14% da população, e 18% dos casos de HIV/AIDS.
Os programas centrados nas famílias deram melhores resultados do que os centrados em comportamentos individuais específicos. Parte desses programas procura melhorar as relações entre pais e filhos.
Guillermo Prado, Ph.D., da University of Miami, separaram 266 estudantes hispânicos da oitava série e seus responsáveis (usualmente as mães) a um de tres grupos:
- "Familias Unidas" mais treinamento para Pais e Preadolescentes em prevenção de HIV (PATH)
- Inglês para pessoas cujo idioma original fosse diferente (ESOL) mais PATH
- ESOL mais HeartPower para Hispanicos, que é um programa dfa American Heart Association .
Familias Unidas mais PATH foram planejados para promover um saudável desenvolvimento dos adolescentes, atraavés do aumento da participação dos pais e responsáveis, ensinando técnicas mais eficientes de comunicação dos familiares com os adolescentes. Houve uma preocupação em fazer os programas mais consistentes com as expectativas culturais da população hispânica, que é mais centrada na família, que é evital para o apoio emocional aos adolescentes e pré-adolescentes. O PATH focaliza e aumenta a comunicação entre pais e adolescentes no que concerne comportamentos sexuais de risco, inclusive os de HIV, mas não enfoca a dinâmica familiar em si própria.HeartPower for Hispanics foi pensado para estimular comportamentos mais saudáveis para reduzir a obesidade e os riscos cardíacos.
As intervenções duraram pouco mais de um ano e os pesquisadores acompanharam os participantes, interceptando-os um e dois anos depois do fim do programa.
Os resultados mostram claramente que a intervenção Familias Unidas MAIS PATH foi muito mais eficiente do que as outras duas na redução do uso de cigarros e moderadamente mais eficientes na redução do uso de drogas ilícitas e de comportamentos sexuais de alto risco.
A importância de canalizar parte do programa através das famílias ficou patente porque a intervenção Familias Unidas + PATH produziu bons resultados entre os jovens, ainda que a maioria das sessões tivesse sido com os pais, mães e outros familiares. Focalizar comportamentos específicos, mais saudáveis e de redução de risco, no contexto de fortalecer a interação e a comunicação dentro da família foi mais eficiente do que os demais.
Fonte: Prado G, Pantin H, Briones E, Schwartz SJ, Feaster D, Huang S, Sullivan S, Tapia MI, Sabillon E, Lopez B, Szapocznik J. A randomized controlled trial of a parent-centered intervention in prevention substance use and HIV risk behavior in Hispanic adolescents. Journal of Consulting and Clinical Psychology. 2007 Dec; 75(6): 914-926.1Centers for Disease Control and Prevention. HIV/AIDS Surveillance Report, Vol. 17: 2005. 2006. Atlanta, GA: U.S. Department of Health and Human Services.
Powered by ScribeFire.
Comentários