Os efeitos benéficos do tratamento especializado de idosos deprimidos
Poucos levam em sério o tratamento especializado para a depressão de idosos. Porém, uma pesquisa recente mostra que os idosos vivem mais (e, suponho, melhor) quando o tratamento do médico da família é suplementado por um tratamento especializado,
de alguém que trate, regularmente, de idosos com depressão. A pesquisa dividiu 1.226 idosos (de 60 a 75) em dois grupos:
- · Tratamento com o clínico geral;
- · Tratamento com o clínico geral mais tratamento auxiliar com um especialista em idosos que sofrem de depressão.
O especialista podia ser uma enfermeira,um psicólogo ou uma trabalhadora social. Cinco anos mais tarde, a taxa de sobrevivência no segundo grupo era 45% mais alta entre os idosos com depressão severa. Essa vantagem na sobrevivência não se observou nos casos de depressão leve.
Essa pesquisa foi publicada nos Annals of Internal Medicine, Volume 146, página 689, Maio de 2007.
Pacientes idosos com freqüência sofrem de depressão. As lições dessa pesquisa são claras, mas difíceis de aplicar. São poucas as enfermeiras e os psicólogos especializados no tratamento de depressão de idosos. E, infelizmente, a maioria das faculdades e escolas de Serviço Social no Brasil não formam trabalhadores sociais, mas ideólogos de um marxismo vulgar, que tão pouco sabem pesquisar.
Os idosos com depressão severa estão condenados a morrer mais cedo no Brasil devido à escassez de pessoal qualificado.
Powered by ScribeFire.
Comentários