Velhos: sós e tristes

Os idosos são um grupo muito vulnerável à depressão. O conhecimento aceito informa que há mais idosos socialmente isolados do que homens e mulheres mais jovens e que esse isolamento é maior em homens do que em mulheres. O isolamento social tem sérias consequências, particularmente entre os idosos.

Um grupo de pesquisas irlandês dirigido por Santini focou esses problemas. Usaram os dados de 6.105 adultos com ≥50 anos retirados do Irish Longitudinal Study on Ageing (TILDA).[i] A saúde mental dos participantes foi avaliada e medida dois anos depois da primeira mensuração. A depressão e a ansiedade foram medidas usando escalas já conhecidas. O instrumento estatístico analítico foram regressões multivariadas.

Os idosos respondiam bem a três condições: amplo apoio da esposa, menos estresse na relação com ela e uma integração positiva com a sua rede social.

O apoio dos filhos e das filhas, assim como dos amigos, ajuda a proteger idosos e idosas da depressão. As idosas parecem ser mais atingidas por relações estressantes com filhos e filhas.

Parte do efeito dessas relações sobre a depressão e a ansiedade se faz através da solidão. A ausência de relações com essas pessoas, ou a existência de alto nível de estresse nas relações existentes, aumentavam a solidão, seja porque idosos e idosas se retiravam do convívio social ou eram privados desse convívio pelos demais.

Os autores enfatizaram que intervenções orientadas para aumentar, fortalecer e melhorar a qualidade da rede social, e reduzir a solidão e o sentimento de solidão dessas pessoas ajuda a afastar a depressão.


[i] Santini Z.I., Fiori K.L., Feeney J., Tyrovolas S., Haro J.M. e Koyanagi A., Social relationships, loneliness, and mental health among older men and women in Ireland: A prospective community-based study, em J Affect Disord. 2016 Jun 14; 204:59-69. doi: 10.1016/j.jad.2016.06.032.

Comentários

Postagens mais visitadas