Há muito tempo, os suicídios dobraram em Portugal. Por quê?

Há muitos anos, numa quinta-feira, 28 de dezembro de 2006, eu coloquei um poster no meu blog chamado As taxas de suicídio em Portugal aumentaram muito. Por quê?

A taxa de suicídio em Portugal dobrou em dois anos - 2002 e 2003 - e o número atingiu 1.100 por ano. Em Portugal eram registrados perto de 500 suicídios por ano.

Portugal tem sérios problemas no que concerne as estatísticas do suicídio, que são deficientes. Porém, uma explicação com muitas implicações, oferecida por alguns analistas, seria a legalização radical das drogas, levada a cabo em julho de 2001. Os dados de 2004 e 2005 poderão dar os parâmetros do aumento observado. Outra, sempre a ser levada em consideração, se baseia nas flutuações da economia, sobretudo no desemprego. Não verifiquei se havia consistência inicial com os dados disponíveis.

Portugal dispõe de um centro sério de estudos sobre suicídios e realiza as Jornadas sobre Comportamentos Suicidários, embora o número de pesquisadores seja pequeno.

Como em outros países, as taxas variam muito dentro de Portugal, colocando Alentejo, Algarve e a Grande Lisboa entre as áreas com taxas mais altas.

Inicialmente postado por Gláucio Ary Dillon Soares em 28.12.06

E agora? O que aprendemos? Leiam o que consta do expresso sapo:

"Em Portugal, morrem por ano cerca de duas mil pessoas por suicídio, sendo mais de mil registadas como suicídio e outras tantas como mortes violentas indeterminadas, estimando-se que mais de 75 por cento destas sejam suicídios escondidos. Nos últimos 15 anos, registou-se uma tendência para o aumento do suicídio no país. Na Europa, além de Portugal, este fenómeno de aumento só se verifica em Malta, na Islândia e na Polónia."
Os dados da Sociedade Portuguesa de Suicidologia confirmam um aumento súbito da taxa de suicídio por cem mil habitantes em dois anos: de 5,1 em 2000, a 7,3 em 2001 (ano da legalização), atingindo 11,7 em 2002! A partir daí, a taxa oscilou um pouco, mantendo-se perto de 10 suicídios por cem mil hbs. A taxa subiu muito e se estabilizou num patamar que é, aproximadamente, o dobro do patamar anterior a 2001. 
As interpretações continuam abertas.

Postagens mais visitadas