Serendipity na Clínica Mayo e o câncer da próstata

Serendipity é um termo usado para descrever descobertas inesperadas. Acaba de acontecer uma na Mayo Clinic. A esposa  de um paciente insistiu em que ele fosse retirado de um clinical trial e colocado num tratamento que nem havia chegado ao Tipo II. Deu muita briga,ofensas, ameaças, o escambau. Afinal, puzeram o maridão no tratamento.
Que tratamento? Um que combinava um agente anti-corpo chamado Ipilimumab, que se gruda e começa um intercâmbio com algo chamado de CTLA-4 (Vai o nome em Inglês: ( cytotoxic T lymphocyte-associated antigen 4), uma molécula das céluls T, que fazem parte do nosso sistema imune. Os resultados foram inesperados e chamados de dramáticos. É para ler com um pouquinho de esperança e muitas reservas. Esses homens eram parte de uma pesquisa inicial sobre o ipilumab, que tem sido usada em combinação com a radioterapia e a terapia hormonal. Nesses dois pacientes, o câncer perfurou a próstata e se expandiu para a área abdominal. Metástase braba. Os pacientes receberam ablação hormonal, que zera a testosterona, e que usualmente provoca um encolhimento do tumor - mas não o desaparecimento. Nesse ponto os pesquisadores adicionaram uman dose única de ipilumab, que prococou uma reação massiva ao tumor causando uma ampla resposta imune, matando muitas células cancerosas. Os dois, considerados inoperáveis, viram seus PSA`s caírem rapidamente e puderam entrar na lista dos operáveis. Um dos pacientes adicionou radioterapia e o outro não, Os tumores dos dois encolheram consideravelmente e os dois saíram do hospice (corredor da morte) e voltaram à vida normal.
Ninguém estabelece política pública com base em dois casos e o hospital e a empresa, Medarex, estão tomando todas as medidas para evitar uma enxurrada de pedidos,solicitações,inscrições e processos.
Ainda faltam testes do Tipo II (com poucos pacientes, para ver dose, efeitos e toxididade) e Tipo III, muito mais caro,com muitos pacientes, controlados, para ver se funciona mesmo. Como os efeitos devem ser demonstrados a longo prazo, ainda teremos 4-5 anos pela frente. Como os cânceres causam muitos suicídios em idosos, é uma possibilidade de salvar muitas vidas.



GLÁUCIO SOARES             IESP-UERJ





Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja

Comentários

Gyan disse…
Muito bom o Blog Gláucio! Tá de parabéns! Estou descobrindo coisas legais por aqui!

Postagens mais visitadas