Redução de suicídios com Programas Interativos Rápidos e com Contatos

Há programas que conseguem reduzir os suicídios; muitos deles, porém, são caros. Por isso, alguns programas mais rápidos e mais baratos tem sido desenvolvidos com uma preocupação com a prevenção de suicídios em países mais pobres. Um deles é chamado de BIC (brief intervention and contact). O BIC funciona? Primeiro, foram identificadas 1867 tentativas de suicídio em oito hospitais em cinco países (inclusive Campinas) de janeiro de 2002 a outubro de 2005. As pessoas foram aleatoriamente colocadas em dois grupos:
um recebeu o tratamento padrão no local;
outro recebeu o tratamento padrão mais o BIC (breve intervenção e contato). Os pacientes foram acompanhados durante 18 meses. Os resultados mostram que o grupo com intervenção e contato teve um número de mortes por suicídio significativamente menor (chi2 = 13.83, P < 0.001). O desenvolvimento de programas como o BIC é importante porque pode ajudar países mais pobres a enfrentar e reduzir os suicídios a baixo custo.
Fonte: Fleischmann A, Bertolote JM, Wasserman D, De Leo D, Bolhari J, Botega NJ, De Silva D, Phillips M, Vijayakumar L, Värnik A, Schlebusch L, Thanh HT."Effectiveness of brief intervention and contact for suicide attempters: a randomized controlled trial" in five countries"

Comentários

Postagens mais visitadas