Pular para o conteúdo principal
Grupo de leitura e estudos sobre armas de fogo
Vamos criar um grupo de estudos sobre a legislação sobre armas? Qualquer um deve poder participar lendo. Para opinar, ajudaria se entendessem, minimamente, um pouquinho de Estatística e de Métodos de Pesquisa.
Vou dar o ponta-pé inicial:
Comecemos com algumas das pesquisas incluídas no megaestudo sobre mudanças na legislação que controla a venda e propriedade de armas de fogo e suas consequências sobre os homicídios e sobre todas as mortes com armas de fogo.
A África do Sul é um exemplo importante porque NÃO é um país industrializado, com altíssima renda per capita etc. Talvez seja mais parecida a nós. Em 2000, a África do Sul aprovou o Firearm Control Act, que inclui três condições associadas à redução da violência:
• Proibição, simples e pura, de vender, comprar e possuir armas automáticas (AK’s, AR-15’s, etc. como a que matou cinquenta pessoas em Orlando ontem à noite);
• Verificar quem quer comprar ou de outra forma obter uma arma de fogo. É evidente que criminosos, terroristas, pessoas com algumas doenças mentais (mas não outras) e outros com antecedentes de violência não puderam mais adquirir armas e
• Tornou-se obrigatória a licença para obter armas e para vendê-las.
Qual o resultado?
Houve uma redução de 13,6% AO ANO na taxa de homicídios com armas de fogo.
Tendo tempo, resumirei outras das cerca de 130 pesquisas.
Espero que os interessados leiam.
Para consultar a pesquisa original realizada na África do Sul:
Richard G. Matzopoulos, Mary Lou Thompson, and Jonathan E. Myers. Firearm and Nonfirearm Homicide in 5 South African Cities: A Retrospective Population-Based Study. American Journal of Public Health: March 2014, Vol. 104, No. 3, pp. 455-460.
doi: 10.2105/AJPH.2013.310650
Está nos Periódicos CAPES.
Se quiserem baixar, também podem. Sigam as instruções:
Reprints can be ordered at http://www.ajph.org by clicking the “Reprints” link.
Gláucio Soares, IESP-UERJ
Comentários