Mais armas, mais homicídios

Uma pesquisa recente, publicada no American Journal of Public Heath  demonstra que as taxas de propriedade de armas de fogo se correlacionam com as taxas de homicídio por armas de fogo. É intuitivo, mas o lobby das armas nos Estados Unidos, representados pela agressiva National Rifle Association (NRA) afirma o oposto.
A pesquisa foi feita na Boston University School of Public Health, cobre trinta anos (1981-2010) nos 50 estados americanos e foi dirigida pelo Dr. Michael Siegel. Os resultados mostram uma “associação robusta” entre a estimativa das taxas de propriedades de armas de fogo e a violência com armas de fogo. Estado por estado. Cada aumento de 1% (um por cento) na taxa de propriedade de armas acarretava um aumento de 0,9% na taxa de homicídios por armas de fogo.
O estudo foi possível porque existe um excelente data-base – que está disponível pela internet – chamado Center for Disease Control and Prevention’s Web-Based Injury Statistics Query and Reporting System (WISQUARS) .
Os pesquisadores usaram a proxy chamada de FS/S, que tem uma alta correlação com os dados de survey sobre a propriedade de armas de fogo nas residências. A FS/S, a percentagem de suicídios com armas de fogo, já foi validada muitas vezes. Foi feita uma análise de regressão entre as duas variáveis, usando os dados estaduais de cada ano. A regressão incluía controles de variáveis que poderiam perturbar os resultados, como a idade, o sexo, a raça ou etnia, a urbanização, pobreza, desemprego, renda, educação, taxa de divórcios, taxa de crimes violentos, taxa de crimes não violentos, número de licenças para caçar, taxa de sucídios, taxa de aprisionamento, e a taxa de homicídios usando outros meios, controlada pela idade.
Os resultados são claros: por cada aumento de um desvio-padrão na taxa de propriedades de armas de fogo, há um aumento de 12,9% .
A média dos trinta anos mostra que há muita diferença entre os estados: em 26% das residências do Hawai havia, pelo menos, uma arma de fogo de propriedade de um de seus moradores, muito menos do que o estado de
Mississippi, o mais alto, com 77%. A média dos estados é 77%.
Também há muita variância entre as taxas estaduais de homicídios, de 0,9 por cem mil habitantes em New Hampshire a na Louisiana.

GLÁUCIO SOARES IESP/UERJ


Saiba mais: faça uma busca em http://www.bu.edu.

Comentários

Postagens mais visitadas