CAFÉ CONTRA O CÂNCER DA PRÓSTATA NO JAPÃO
Uma pesquisa feita em Ohsaki, Japão, acompanhou quase 19 mil homens de 40 a 79 anos durante onze anos. Usou um questionário auto-preenchido para coletar informação sobre o consumo de café. Nesse período constataram 318 casos de câncer da próstata (o Japão tem uma incidência de câncer da próstata muito baixa).
Usaram um instrumento estatístico chamado regressão de Cox para calcular a razão de risco. Controlaram variáveis que afetam o risco de desenvolver este câncer, para mais ou para menos, e constataram que o risco era menor entre os que bebiam café do que entre os que não bebiam e que o risco diminuía com a quantidade. Entre os que bebiam ocasionalmente, o risco era 0,81 em relação aos que não bebiam, mas essa percentagem era ainda mais baixa entre os que bebiam 1-2 xicaras por dia (0,73) e 0,63 entre os que bebiam três ou mais xicaras por dia.
Esse estudo conclui que o consumo de café reduz o risco de câncer da próstata. Cuidado com o consumo muito grande de café, particularmente se tomado muito quente, porque há outros problemas de saúde afetados pelo consumo excessivo de café.
Saiba mais: Li Q, Kakizaki M, Sugawara Y, Tomata Y, Watanabe T, Nishino Y, Tsuji I., Br J Cancer. 2013 Jun 11;108(11):2381-9.
GLÁUCIO SOARES IESP-UERJ
Comentários