Tratamento hormonal: se e quando fazer?
Há nova pesquisa sobre o tratamento hormonal. Vai ser difícil checar esses resultados com outros, de centenas de pesquisas sobre o mesmo tema.
O que diz essa pesquisa? Lembra que é prática frequente dar (anti)hormônios aos pacientes durante quatro meses logo após o diagnóstico, com pesados efeitos sobre a qualidade da sua vida. A pergunta é se o efeito é o mesmo, ou parecido, esteja o paciente nos estágios iniciais, intermediários ou adiantados? A Conclusão, é supreendente: sim e não... Tratamentos com Lupron, Eligard (leuprolide) e goserelina (Zoladex) beneficiam pouco os que têm cânceres pequenos e não agressivos, sem metástase, mas aumentam a esperança de vida dos que têm tumores maiores e mais agressivos.
É uma escolha importante e dificil: não tratar os cânceres mais avançados impede que as pessoas aumentem sua sobrevivência; tratar os cânceres indolentes com a terapia (anti)hormonal impõe sofrimentos desnecessários aos pacientes que continuarão sem sintomas e morrerão de outras causas.
Nem todas as pesquisas dizem exatamente o mesmo. Mais do que nunca, necessitamos de critérios confiáveis para separar os tipos de câncer.
GLÁUCIO SOARES
Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja
Comentários