Câncer da Próstata e Doenças Mentais


Os cânceres, em geral, estão entre as doenças mais letais. Um grupo de psiquiatras suecos pesquisou o dano psicológico causado pelo câncer da próstata. A Suecia dispõe de estatísticas da saúde que estão entre as melhores do planeta. O PCBaSe Suécia inclui 97% dos casos de câncer da próstata. Os pesquisadores compararam os pacientes com um grupo controle e calcularam os riscos relativos de depressão, ansiedade e desordem de estresse pós-trauma (DEPT), controlando a idade e os fatores socioeconômicos. Adicionalmente, verificaram o uso de antidepressantes.

Os pacientes tinham um risco relativo de terem sido hospitalizados por doenças mentais mais elevado do que o do grupo controle. A razão de risco era 1,29 em hospitalizações por depressão; 1,42 por ansiedade e 1,61 por DEPT. O uso de antidepressivos também era maior: 1,65.

A seriedade do câncer também conta: pacientes com cânceres avançados tinham uma razão de risco de hospitalização por ansiedade que era 2,28 (se os riscos fossem iguais o resultado seria 1,0).

Assim, os efeitos do câncer da próstata sobre a saúde mental ficam claramente documentados. Embora haja muita variação entre pacientes, tomados como um grupo os pacientes tem um risco consideravelmente mais alto do que não pacientes.

Saber mais lendo Bill-Axelson A, Garmo H, Nyberg U, Lambe M, Bratt O, Stattin P, Adolfsson J, Steineck G. , em  Eur J Cancer. 2011 May 23.


 

GLÁUCIO SOARES

Baseado em resumo de Uro Today.




Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja

Comentários

Postagens mais visitadas