Há relações entre orientação sexual e câncer
Há relações entre orientação sexual e câncer
Um artigo publicado na revista Cancer relatou o resultado de pesquisa na área. Há riscos indiretos – através de terceiras variáveis – como a obesidade e o alcoolismo entre lésbicas, e o maior consumo de cigarros por parte das três comunidades – gays, lésbicas e bisexuais. Os dados mostram maior incidência de câncer anal, e também cânceres na cabeça e no pescoço. Estudaram 3.690 homens e 7.252 mulheres que tinham ou tiveram algum tipo de câncer.
Homens homossexuais tinham um risco equivalente a 1.9 vezes o dos heterossexuais. Não obstante, homossexuais tinham taxas mais baixas de câncer da próstata (um terço dos heterossexuais) e mais altas de todos os demais cânceres.
Os resultados foram diferentes no caso das mulheres lésbicas. Não havia maior risco de câncer, mas havia maior risco de que declarassem ter uma saúde pobre (2.3 vezes mais do que as heterossexuais). Lésbicas tinham o dobro de cânceres do útero, mas tinham taxas mais baixas de vários cânceres.
Essas relações e seus caminhos ainda não estão claras, nem o papel do estilo de vida. Há várias diferenças, mas as origens dessas diferenças não são conhecidas.
GLÁUCIO SOARES IESP-UERJ
Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja
Parte superior do formulário
Comentários