Estereótipos sobre gênero, depressão e alcoolismo
Há quase consenso sobre as mulheres serem suscetíveis a doenças mentais do que os homens. Não obstante, uma pesquisa recente coloca essa generalização em dúvida. Foram pesquisados 172 adultos, que leram estudos de caso e mostraram quais as suas reações. Foram pesquisadas as imagens de pessoas alcoólatras e de pessoas deprimidas.
Havia uma reação pior em relação ao homens alcoólatras do que em relação às mulheres alcoólatras. Em contraste, as reações se inverteram no caso de depressão: as pessoas reagiram pior em relação à depressão feminina.
Quais eram as reações?
Hostilidade, irritação, falta de empatia e até nojo.
Os autores acham que tocam nas conseqüências dos estereótipos. Quando o comportamento da pessoa não se encaixa no estereótipo, a reação é menos dura, mais benigna e mais compreensiva.
É um estudo pequeno, piloto. Não obstante, abre um campo relativamente novo. Se os atores e profissionais da saúde sentem os mesmos estereótipos, poderemos ter muitos diagnósticos, tratamentos e diagnósticos baseados mais em preconceito e estereótipo do que em dados objetivos.
Gláucio Soares, com base em Health Alerts da Johns Hopkins.
Comentários