Será que aumentar os impostos sobre as bebidas alcoólicas reduz o consumo? Parece que sim. Uma pesquisa usando uma estratégia chamada meta-análise usou os dados e os resultados de 112 pesquisas, produzindo um grande número de estimativas. Foi levada a cabo por Alexander C. Wagenaar, Matthew J. Salois e Kelli A. Komro da University of Florida, College of Medicine, Department of Epidemiology and Health Policy Research, em Gainesville, na Flórida.
O objetivo era simples e importante: ver se medidas dos impostos ou preços das bebidas alcoólicas afetavam o consumo, as vendas e os auto-relatos de consumo. Essas medidas permitiram mais de mil estimativas da relação entre os impostos ou o custo e o consumo.
Estatisticamente, foi uma pesquisa correta. Há uma correlação negativa entre os impostos sobre as bebidas alcoólicas e os seus preços, de um lado, e as vendas ou consumo, do outro. A relação é menor no que concerne o consumo de cerveja (-0,17) do que o de vinho (-0,30) ou bebidas de maior teor alcoólico (-0,29). Analisando todas as bebidas juntas revelaram um forte impacto de -0,44. Os autores concluem que os impostos são maneira eficiente de reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
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