Excesso de peso e risco de suicídio entre adolescentes
Ter excesso de peso aumenta o risco de suicídio entre adolescentes americanos. Pior: pensar que é gordo ou, principalmente, gorda, também aumenta. Essa pesquisa examinou 14 mil adolescentes e relacionou um indicador clássico de gordura, o BMI (Body Mass Index) e as tentativas de suicídio. Relacionou, também, a crença em ser gordo ou gorda e as tentativas de suicídio. Monica
Swahn, Ph.D., pesquisadora, confirmou que além da gordura, a crença na gordura aumentam o risco de suicídio. O maior risco era entre os que conjugavam os dois fatores: eram obesos e se preocupavam com isso. A associaçao vale para os dois sexos, quebrando a expectativa de que valeria apenas para as meninas.
Nao há dúvida de que o excesso de peso é um problema para a saúde e que, nos Estados Unidos, é um problema para a saúde pública - assim como em certas áreas e classes no Brasil. Nao obstante, transformar uma recomendaçao médica em um padrao comportamental obrigatório gera outras doenças, como bulímia, anorexia e até suicídios.
Fonte: Journal of Adolescent Health.
Comentários