Reduzindo o estresse
A Universidade de Iowa tem um excelente serviço de aconselhamento psicológico que produziu um manual para reduzir o estresse
- O primeiro passo é identificar o que provoca estresse atualmente e como você está lidando com esses estressores.
- Como identificar?
- Compile uma lista de coisas e condições que estão produzindo estresse na sua vida.
- GADS: Usualmente, a primeira tarefa é gerar uma lista, ainda não é priorizar seus ítens.
- O que entra nessa lista? Tudo o que te estressa, coisas como pressões na escola ou no trabalho; mudar de casa; pagamento de contas; uma conversa chata com uma pessoa etc.
- GADS: Se quizer, pode organizar a lista por importância, por facilidade de solução etc. Se não quizer, deixe a lista como está.
- Faça um exame sério e honesto a respeito de como tu tens (ou costumas) lidar com situações estressantes. Avalia se são respostas saudáveis ou não; se contribuem para solucionar os problemas ou para piorá-los. Veja alguns exemplos:
Respostas saudáveis e respostas não saudáveis
saudável:-exercitar, fazer uma longa caminhada (reduz o estresse) - - Não saudável: beber.
saudável:-criar tempo para se cuidar melhor e se preparar para a situação - Não saudável: evitar o evento; não enfrentar situações que precisam ser enfrentadas.
- exemplo: visita ao médico - saudáveis - se preparar para a visita, fazer uma lista dos sintomas, fazer uma lista dos remédios que está tomando, fazer uma lista das dúvidas e perguntas; não saudáveis - não ir ao médico, fingir que o problema não existe, não comprar ou tomar o remédio.
- mais exemplo de estresse: não equilibra sua vida (trabalha demais OU trabalha pouco; não se diverte OU se diverte demais e trabalha pouco)
- saudável:-equilibrar sua vida, reservando tempo razoável para o trabalho, a família e a diversão. Aceitar que não dá para fazer tudo. Fazer uma agenda, aperfeiçoá-la e seguí-la;
- Não saudável: empurrar com a barriga, não enfrentar os problemas, comer demais.
Comentários